Instituto de Geociências

O IG/UFPA possui uma grande quantidade de laboratórios, com atuação nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e a prestação de serviços a diversos tipos de clientes; desses laboratórios merecem destaque os seguintes:

 

Laboratório: Hidrometeorologia/Agrometeorologia

Realiza aulas práticas de disciplinas de graduação e pós-graduação com as seguintes atividades: a)Determinação do regime de precipitação de uma região; b) Determinação da precipitação média sobre uma área; c) Determinação da curva chave de seção de um rio; d)Determinação da área de uma bacia hidrográfica; e) Determinação da umidade do solo; f) Determinação de um balanço hídrico de uma região. E trabalhos de campo compreendendo: a) Determinação da taxa de infiltração de uma bacia hidrográfica; b)Instalação de régua milimétrica na seção de um rio; c)Determinação da área da seção transversal de um rio; d)Determinação da vazão líquida de pequenos rios (aval); e) Determinação da vazão liquida de grandes rios (embarcado com sextante); f)Determinação da taxa de evaporação potencial e real de uma bacia hidrográfica e de uma região; g)Determinação da temperatura do ar e temperatura do solo a diversas profundidades; h) Interceptação da água da chuva.

 

Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido (LAIT)

A proposta de funcionamento do Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido  - LAIT tem como objetivo a consolidação de um ambiente adequado para o apoio à formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação), à geração de conhecimento (pesquisa e desenvolvimento), e à prestação de serviços à comunidade. Dois requisitos básicos foram considerados na elaboração da proposta; (1) a vocação do laboratório de ser, fundamentalmente concebido, para atuação no ambiente amazônico, e (2) a tendência da tecnologia espacial nas Geociências, centrada cada vez mais no uso de sensores de elevada resolução espacial nas microondas (radares polarizados, polarimétricos), no espectro ótico (sensores multiespectrais, hiperspectrais) e na integração digital de dados multifontes, bem como do geoprocessamento e da tecnologia da informação.

 

Laboratório de Análises Químicas

Realiza análises químicas quantitativas de elementos principais e traços (silício, alumínio, ferro total, ferro II, titânio, fósforo e perda ao fogo por calcinação) em materiais geológicos: rochas, solos sedimentos de corrente etc.

 

Laboratório de Estudos, Modelagem Hidroambientais (LEMHA)

Desenvolvem estudos hidroambientais, a partir do conhecimento e modelagem do ciclo da água, sua interação com o meio ambiente e a avaliação dos impactos naturais e antrópicos causados, culminando com o desenvolvimento de modelagem das grandes bacias hidrológicas que compõem a Amazônia, visando a mitigação dos efeitos dos eventos hidrológicos críticos. Nessa perspectiva objetiva: a) estudar e desenvolver modelos visando conhecer o sistema aquático amazônico; b) estudar as componentes do ciclo hidrológico na composição biogeoquímica dos ecossistemas e suas interações com este ambiente; c) comparar características hídricas dos ecossistemas de floresta tropical e de áreas de plantio de monoculturas para avaliar os impactos nos recursos hídricos associados a esta alteração da cobertura vegetal; d) simular cenários da substituição da floresta nativa por grandes áreas plantadas com monoculturas pelo acoplamento de um modelo hidrológico com um modelo climático regional, para entender as implicações nos fluxos de água em unidades hidrográficas da Amazônia; e) estudar os eventos extremos e seus impactos sociais, econômicos e ambientais, visando o desenvolvimento de modelos para sua prevenção com o objetivo de mitigar seus efeitos.

 

Laboratório de Hidroquímica

Realiza análises químicas, físicas e físico-químicas de água e materiais similares diversos. Dá apoio para as pesquisas na área da limnologia, hidroquímica, hidrogeologia e demais áreas afins. Em termos de prestação de serviços está preparado para analisar, entre outros, no que se refere às águas: pH, Alumínio, Condutividade específica, Oxigênio Dissolvido, Turbidez, Oxigênio Consumido, Cor, DBO, Alcalinidade, DQO, Dureza Total, Sólidos Totais Dissolvidos, N-Amoniacal, Sólidos em suspensão, N-Nitritos, Resíduo Sedimentável, N-Nitrato, Ferro Total, Fosfato Total, Cloretos, Ortofosfato, Cloro livre, Sulfato, Na, K, Ca, Mg, Sulfeto, Metais Pesados, Sulfito, Flúor, Acidez, Coliformes totais, PCB, e Coliformes fecais. Na prestação de serviços, o setor de bacteriologia se destina especificamente à análise bacteriológica de águas, mais especificamente, coliformes fecais.

 

Laboratório de Prospecção Geofísica

Fornece apoio aos trabalhos de pesquisa e a aulas da graduação e pós-graduação na forma de coleta, processamento e interpretação de dados dos diversos métodos geofísicos, com aplicação à prospecção de minérios, de água subterrânea e ao meio ambiente. Este é o laboratório do FAGeof que mais se envolve na prestação de serviços à comunidade. Neste laboratório estão os equipamentos necessários ao levantamento de dados gravimétricos, principal suporte para o entendimento do arranjo geométrico dos corpos aquíferos.