Mestrado

 

1. Disciplinas Obrigatórias

 

Marcos Conceituais, Teóricos e Legais da Gestão de Riscos e Desastres (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos de Fragilidade Ambiental, Áreas Frágeis, Ameaça, Vulnerabilidade, Risco e Desastres Naturais. Prevenção e suas Fases de Desenvolvimento. Resiliência e Capacidade de Carga. Processos Sociais e Risco, Vulnerabilidade e Pobreza.Causa e Efeito no Modelo de Pressão do Desastre. Metodologia e Fontes de Informação. As Vulnerabilidades e Ameaças presentes e o Processo do Uso e da Ocupação do Solo. Principais características socioambientais que ameaçam o meio ou incrementam vulnerabilidades. Estudos de Casos de Vulnerabilidades e Ameças.

 

Metodologia de Pesquisa (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Sistemática geral da pesquisa.Definição do objetivo/problema. Contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações. Discussão de temas e questões que eles poderão vir a trabalhar como parte do processo de avaliação das atividades realizadas ao longo do curso.

 

Estágio Obrigatório (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Atuação nas rotinas operacionais desenvolvidas no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN. Estas atividades serão elaborados por especialistas e desenvolvidas conjuntamente com as equipes operacionais do CEMADEN. O mestrando aplicará os conhecimentos teóricos ministrados nas disciplinas.

 

Noções de Vulnerabilidade e Mapeamento de Riscos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Definição de vulnerabilidade, susceptibilidade e potencial ao risco. Percepção de risco e resiliência. Caracterização da vulnerabilidade segundo os meios físico, biótico e antrópico. Determinação de probabilidade de riscos ambientais. Técnicas de quantificação e qualificação de risco ambiental. Cartografia de risco ambiental.

 

2. Disciplinas Optativas

 

Linha de Pesquisa: Ameaças Naturais no Ambiente Amazônico

 

Elaboração de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Precaução e Prevenção de riscos. Sistemas de Gerenciamento de Riscos. Técnicas de planejamento aplicadas a gestão de riscos. Estratégias de prevenção, redução e mitigação de riscos. Monitoramento de riscos e intervenção em desastres. Planos de Emergência. Programas específicos para áreas de risco na Amazônia.Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Auditoria ambiental. Seguro ambiental.

 

Introdução a Ameaças Naturais na Amazônia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Desastres Naturais: Definições e classificações. Origem e Dinâmica de Desastres de Causa Meteorológica: Tempestades, Ciclones, Furacões, Tornados, Trombas D’água, Nevadas Granizos, Geadas, Ondas de Calor, Queda de Umidade e Incêndios Florestais. Origem e Dinâmica de Desastres de Causa Hidrológica: Enchentes, Enxurradas, Alagamentos, Pororoca, Estiagens, Secas, Inundações Litorâneas. Origem e Dinâmica de Desastres de Causa Geomorfológica: Deslizamentos, Erosão, Terras Caidas. Origem e Dinâmica de Desastres de Causa de Desequilíbrios na Biocenose Amazônica: Pragas animais e Pragas Vegetais.

 

Métodos de Análise e Gerenciamento de Riscos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Técnicas de quantificação de riscos. Análise de risco ecológico/ambiental. Estatística aplicada a análise de riscos. Métodos de qualificação de risco. Risco e Incerteza. Classificação quanto ao grau de risco associado. Sistema integrado de gerenciamento de riscos. Valoração de perdas. Caracterização de situações de emergência.Planejamento, Organização, Direção, Controle e Qualidade ideais de gestor de Emergências e Desastres.

 

Técnicas de mapeamento de áreas de risco (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Cartografia aplicada a área de risco. Sistemas de Informação Geográficas aplicados ao mapeamento de riscos. Técnicas de levantamento de campo de áreas de risco. Processamento de dados espaciais de áreas de risco.  Roteiro metodológico para análise e elaboração de mapas de risco e construção de cenários. Zoneamento de áreas de risco. Modelagem de sistemas de apoio à avaliação e mapeamento de riscos socioambientais. 

 

Variabilidade e Mudanças Hidroclimáticas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Clima e Meteorologia.Variabilidade climática. Evolução das mudanças climáticas e tendências futuras. Mudanças climáticas e os efeitos sobre as práticas agrícolas.Mudanças climáticas e os efeitos sobre o comportamento hidrológico.Mudanças climáticas e as possibilidades de acionamento dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto.

 

Linha de Pesquisa: Vulnerabilidade de Populações em áreas de Riscos 

 

Defesa Civil, Bens Públicos e a Amazônia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Regime jurídico de proteção à flora: Código florestal brasileiro, a Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente. Áreas especialmente protegidas e Sistema Nacional de Unidades de Conservação e suas consequências para a proteção da cobertura vegetal na Amazônia.Regime Jurídico aplicado a Defesa Civil.

 

Educação Ambiental na Prevenção de Riscos (3 créditos, 45 horas)

 

Ementa: Percepção ambiental. Definição e conceito de Educação Ambiental. Questões sociais aplicadas as áreas de risco.Participação comunitária e popular na prevenção e atendimento de desastres. Resposta social aos planos de emergência e de gestão de risco. Comunicação social em áreas de risco.Elaboração de planos participativos de gestão de riscos e ações emergenciais.

 

Estudos de Vulnerabilidade Sociais e Econômicos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Vulnerabilidade econômica, redução de risco, estrutura institucionais. Resiliência e redução de riscos de populações em desvantagem  para lidar com os desastres naturais. Relação entre vulnerabilidade e capacidade adaptativa dos sistemas humanos. Obstáculos externos para adaptação e ligações entre escalas quanto a capacidade adaptativa.

 

Gerenciamento de Riscos e saúde pública (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A inserção da Análise de Riscos no processo de avaliação de impacto a saúde pública. Seguro de riscos ambientais. Estratégia de implantação de Planos de Gestão de Riscos na área de saúde. Identificação de perigos, cálculo de frequências de eventos iniciadores, frequência dos cenários de acidente, avaliação de danos, cálculo dos riscos em saúde pública. Riscos individuais e sociais. Taxas de acidentes fatais. Programas de prevenção de riscos e auditorias de segurança.

 

Ordenamento Territorial, Risco e Ambiente (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Instrumentos jurídicos, de ordenamento territorial e planejamento ambiental.Dano material e à vida e danos potenciais ao ambiente e às dinâmicas produtivas. Políticas de regulação do uso e ocupação do solo.