Área de Concentração: Minimização de Riscos e Mitigação de Desastres Naturais na Amazônia

O Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia será concentrado em estudos para a minimização de riscos e minimização de desastres naturais. Portanto, o mestrando egresso terá conhecimento dos sistemas hidrometeorológicos causadores dos desastres naturais na Amazônia e das metodologias de analise de vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais. Assim, poderá formular e/ou usar metodologias para o monitoramento e previsão destas ameaças e definir ações de defesa civil para as áreas de grandes riscos de ocorrências de desastres.

 

Linha de Pesquisa

Ameaças Naturais no Ambiente Amazônico

O estudo da variável “ameaça” tem por objetivo identificar e caracterizar os acontecimentos e eventos adversos que podem ocorrer numa região ou cenário determinado, possibilitando o estudo do grau de vulnerabilidade dos corpos e sistemas receptores, a avaliação, a hierarquização dos riscos de desastres ea definição das áreas de maior risco. O estudo das ameaças de desastres está inserido no contexto da Avaliação de Riscos de Desastres, que, por sua vez, é um dos eixos principais do aspecto global de Prevenção de Desastres.  

 

Linha de Pesquisa

Vulnerabilidade de Populações em Áreas de Risco

A Vulnerabilidade implica no grau de perda para um dado elemento ou grupo dentro de uma área afetada por um processo. Os perigos naturais (natural hazards) envolvem os diferentes enfoques historicamente utilizados no estudo do risco (percepção dorisco, risco e cultura, análise de risco, eventos e sistemas ambientais), neste contexto o estudo das vulnerabilidades é abordado de um ponto de vista teórico-conceitual, com foco em seus significados epistemológicos,bem como os pontos mais significativos das diversas abordagens.