A Variabilidade Climática e seus Impactos na Agricultura da Cana-de-açúcar na Amazônia Oriental

Descrição: EDITAL CNPQ 014/2013 - Estudos dos impactos das mudanças climáticas na agricultura são de fundamental importância para o Brasil, pois o agronegócio é uma das principais atividades que contribuem para a economia do país. Bem como o aumento da necessidade da utilização de energia, e o consumo de alimento e fibras, geram uma prioridade, qual seja da utilização eficiente dos recursos naturais, significando que a agricultura é parte importante da cadeia produtiva, portanto, sendo esta totalmente dependente das condições ambientais, principalmente o clima e o solo, este fatores efetivamente controlam a produtividade agricultura. (SAGRI, 2012, PEREIRA, 2007). Por conseguinte, a variabilidade climática deve ser bem avaliada antes de se implantar uma atividade agrícola, em determinada região, identificando as áreas com alto potencial de produção. Logo, o desafio desta pesquisa é a sistematização de dados para auxiliar no desenvolvimento e implementação de ações políticas, estratégicas e medidas relacionadas à gestão dos riscos climáticos e redução das perdas para os agricultores da Amazônia Oriental para a ?Cultura Temporária? de cana-de-açúcar.

 Avaliação da sustentabilidade hídrica segundo os modelos de uso e ocupação do território na Amazônia Oriental

Descrição: Este projeto de pesquisa foi aprovado pelo edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014. A região nordeste do estado do Pará, tem importância regional de compor parte do estuário-foz da bacia Amazônica, representando cerca de 9,6% do território estadual, e conter importantes corpos hídricos, de significativa relevância social e econômica: as bacias dos rios Guamá-Capim e Acará-Moju (que desaguam no sistema de baia ? Baia do Guajará ? componente do estuário amazônico); a bacia do rio Gurupí (que nasce em território Maranhense); e as bacias dos rios do Atlântico (que desaguam no Oceano Atlântico). De forma geral, compreende ambientes distintos: fluvial, estuarino e marinho; com grande diversidade de ecossistemas. Por congregar um potencial natural, o histórico mais antigo de colonização e uma dinâmica intensa de uso e ocupação; configura uma região chave no estado do Pará em termos de pressão sobre os recursos hídricos.

Estudo de alguns elementos meteorológicos no município de Belém, em áreas com diferentes características

Descrição: A atividade de monitoramento do clima urbano é muito importante, pois grande parte da população vive nessas áreas e estão expostas aos rigores das variações das condições atmosféricas. A presente proposta de pesquisa visa dar continuidade nas medições alguns elementos meteorológicos no município de Belém, com o uso de três estações meteorológicas automáticas, que realizam medições da temperatura do ar, da umidade relativa do ar, da radiação solar e da precipitação pluvial. No decorrer da pesquisa pretende-se envolver os discentes do curso de meteorologia para participar dos processos de manutenção e coleta de dados junto às estações meteorológicas automáticas, contribuindo para a formação acadêmica dos mesmos e o aumento do conhecimento do clima urbano em uma cidade da região tropical.

Estudos e Modelos Hidroambientais em bacias hidrográficas Amazônicas

Descrição: Empregar técnicas analíticas (pesquisa operacional, modelos matemáticos, geoprocessamento e sensoriamento remoto) na análise dos processos que ocorrem nas bacias hidrográficas amazônicas e que condicionam o seu comportamento. Realizar a avaliação e o prognóstico das variáveis hidrometeorológicas, com a indicação de ações de mitigação dos efeitos adversos da variabilidade e dos eventos extremos, assim como dos impactos gerados pelas ações desenvolvidas no território destas bacias.

Indicadores de qualidade das águas aplicado a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em bacias hidrográficas no estado do Pará

Descrição: Objetivo geral Definir indicadores de qualidade das águas que subsidiem a construção da formulação de cobrança pelo uso dos recursos hídricos adequada a uma proposta de revitalização de bacias hidrográficas. Avaliar as características hidroquímicas, de qualidade da água e de uso e ocupação do solo na bacia do rio Moju/PA. Objetivos específicos - Realizar a caracterização hidroquímica das águas superficiais da área, com a descrição e avaliação dos parâmetros físico-químicos que condicionam a qualidade das águas. - Identificar os principais fatores que condicionam a composição físico-química das águas, a partir das diferentes formas de uso e cobertura da terra. - Classificar as águas, segundo a legislação vigente referente enquadramento dos corpos de água em classes, segundo seus usos preponderantes. - Definir prioridades aplicadas a uma proposta de revitalização de bacias hidrográficas. - Propor uma formulação e cobrança pelo uso dos recursos hídricos adequada ao perfil das atividades existentes e as demandas de revitalização.
 

Mudanças de uso da terra e suas interações com processos de degradação florestal na Amazônia

Descrição: Chamada MCTI/CNPq/FNDCT - Ação Transversal - nº 68/2013 - Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - LBA.